terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BOEMIA CARIOCA EM SP - BREWDOG

Excepcionalmente hoje não teremos as coordenadas do bar pois limitarei este post a narrar, com olhar carioca, minha mais recente visita a boemia paulista. Espero que gostem da novidade.

Vamos ao que interessa!

Resolvi fazer uma visita a terra da garoa para conhecer alguns bares e restaurantes novos ou, por mim, ainda desconhecidos. Isso mesmo! Viajei pra beber, cada um com suas manias....
Durante o fim de semana visitei ótimos lugares, que descreverei por aqui com o tempo, e tive UMA, APENAS UMA, decepção. E é sobre essa decepção que falarei neste post.

O principal bar da minha lista era o recém inaugurado bar da BrewDog, sou fanático pela cervejaria e já bebi tudo ou quase tudo disponível pelos distribuidores em terras brasileiras. Sendo assim, a visita era algo esperado desde quando soube da possibilidade de um bar deles por aqui. Não digo isso pra pagar de MESTRE DA CERVEJA mas pra deixar claro que escrevo com certa propriedade.


Logo na entrada me surpreendi com o visual espartano e o slogan em letras garrafais: BEER FOR PUNKS. A proposta do bar dentro de uma garagem só me animava pois essa proposta tem tudo a ver com  o conceito das cervejas e é parte do que me atrai na identidade da cervejaria. Porém, bastou colocar o pé lá dentro pra descobrir que o PUNK ficou só no slogan.

Na entrada recebi um daqueles cartões que servem pra comandar bebida em boate. Lá dentro o visual seco e alternativo continuava agradando, gosto de coisas com pouca frescura, gosto pois isso gera uma descontração quase automática e custos menores... Bem, descobri que nem sempre.

Uma das paredes na entrada do bar exibia um aviso escrito em giz, algo como: NÃO TEM NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, AQUI! (apontando pra uma escada). Qual o problema? ESTAVA EM INGLÊS!
E não era só esse aviso engraçadinho mas outros. Sério? Não passamos dessa fase?
Não tenho aquela babaquice xenófoba ou frescura nacionalista (pelo contrário) mas prefiro quando a cultura estrangeira funciona mesclada com o bom senso! O que acontece no bar é uma afetação deslumbrada, tentando emular e não se apropriar da cultura.

O balcão de cimento não tem apoio pros pés, também não tem bancos. Logo, é feito pra não ser usado ou no mínimo virar uma tortura em alguns minutos. Falando em tortura, o bar deve ter uns 10 ventiladores mas são todos decorativos, sim, daqueles que rodam lentamente. O calor era INSUPORTÁVEL. 

Na parte interna algumas mesas altas e poucos sofás. Na externa a mesma coisa. Esse visual despojado e simples vira uma piada quando você repara que os preços são iguais aos preços praticados em qualquer outro bar que sirva os rótulos da Brewdog, em alguns casos os valores eram AINDA MAIORES.

Encostei no balcão e pedi uma água pra tentar refrescar minha cabeça e repensar minha opinião, o rapaz pediu meu cartão. A água era paga, diferente de outros bares que visitei em São Paulo.
Comecei a passear pelos chopes da marca, o Jack Hammer bem fresco me acalmou um pouco. Não o suficiente pra me fazer esquecer que já visitei bares no Brasil com mais torneiras Brewdog plugadas em paralelo que o bar da cervejaria. Isso aí, o número de chopes plugados poderia ser facilmente vencido por bares em ao menos 3 estados brasileiros.

O gerente do local, que foi bastante simpático e receptivo, explicou que o foco da casa não é o "de comer". Isso fica claro quando você vê o cardápio. Pra beliscar, coisas do tipo cream cracker e de substancioso apenas algumas opções de cachorro quente. Qualquer um percebe que o cardápio foi feito por alguém que se acha MEGA CRIATIVO E DESCOLADO mas entende QUASE NADA de comida de bar. Cachorro quente com alface e tomate ? Sério? Cream cracker ? O ar descolado só não afetou os preços, um cachorro quente mediano custa mais de vinte reais (sem acompanhamento).

Os frequentadores do bar são em sua maioria casais comedidos e a música ambiente praticamente me expulsou com algo que parecia Beatles (Beatles deve ser Punk agora).

Na saída precisei ir até o caixa para fechar a conta, lá me neguei a pagar os 10% e expliquei que peguei tudo no balcão e inclusive levei até lá alguns copos vazios.Recebi uma réplica aborrecida da caixa: POR TRÁS DISSO EXISTEM VÁRIOS SERVIÇOS.
Nem preciso explicar como essa justificativa é imbecil.

Enfim, eu que fui cético quando li resenhas negativas do bar, saio de lá mais aborrecido do que quando entrei. O bar da BrewDog é descolado, despojado, alternativo, punk, só até a parte que interessa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário