terça-feira, 29 de outubro de 2013

SAMBA NA PEDRA DO SAL

Programa: Samba de raiz

Quando: Segunda após 17:00

Público: De tudo um pouco, muitos turistas e gente saindo do trabalho.

Transporte: Taxi e ônibus bem perto

Custo: Só o que você consumir, os vendedores próximos não cobram mais que a maioria no Centro.

Endereço: Mapa


Essa é pra quem gosta de começar a semana na boemia!
O samba da Pedra do Sal é uma ótima alternativa principalmente pra quem trabalha pelo Centro do Rio já que inicia por volta das 17:00, quando a maioria está largando o batente.
O local em si vale o passeio, bem próxima ao largo João da Baiana a Pedra do Sal é tombada pelo patrimônio histórico. Toda essa importância se deve ao fato de ali ter sido um dos redutos da turma da pequena África, basicamente os inventores do samba. Sambaram por lá: Donga, João da Baiana e Pixinguinha.
Além do valor histórico, a visita é um prato cheio pra quem gosta fotografar. Casarões tombados tomam grande parte da paisagem e as ruas de calçamento antigo remetem ao antigo mercado de escravos que ficava nas imediações.

Importante citar que a roda de samba foca no resgate de sambas tradicionais, então não vá esperando ouvir aquele pagodão da rádio FM. O público é bem diversificado, muita gente saindo do trabalho e muitos (muito mesmo!) turistas. Um bar próximo a roda serve cerveja mas você pode comprar com ambulantes, pra comer a dica é saborear o acarajé vendido na Pedra ou caminhar um pouquinho até o Angu do Gomes (desse eu falo depois).

Mais informações históricas aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_do_Sal

Passa a régua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário